quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

seguindo no exame



O circulo, o semi-circulo e a cruz são as 3 partes que compõem os símbolos básicos dos planetas na astrologia, eles representam respectivamente o plano espiritual, o plano astral e o plano material.
Símbolo Universal do infinito: O ESPÍRITO, em sua expressão divina e primordial. É o “Ovo de Brahma” não fecundado. é a energia positiva no sentido que é quem emite a energia.
Símbolo da ALMA: representa a matéria evolucionante. São as vibrações entre o espiritual e o material. tem a energia receptiva, é a memória que recebe as impressões do mundo espiritual e passa para o material.
CORPO denso do ser criado. É a encarnação e a reencarnação; a matéria que serve de santuário para a evolução.
Podemos entender com esta trindade que dependendo da forma com que se apresente o símbolo de um planeta, ou seja, quando incorpora um, dois ou três desses aspectos (círculo, semicírculo e cruz), é que se revela o grau peculiar de suas vibrações e estas vibrações serão definidas pela soma dos aspectos que compõem o símbolo em si e a ordem em que eles aparecem.
Tendo essa orientaçao seguimos examiando o sol, a lua e o mercúrio. O sol é composto de um circulo com um ponto no centro, este circulo simboliza o espírito no seu sentido mais amplo, é a orientação, é o que o Jung chamou de “Self”’. O ponto no centro pode ser entendido como cada um de nos, o individuo no caso da astrologia humanista. O semi-circulo da lua é a “alma”. É a receptividade. O mercúrio é composto de um semi-circulo sobre um circulo e uma cruz. O semi-circulo é também a receptividade tal como na lua, e o circulo neste é também essa freqüência mais alta do espírito, da energia positiva o “self” e a cruz é o que podemos compreender como a matéria, a energia mais densa. Vênus é o círculo sobre a cruz, é o espiritual acima da matéria. O marte já foi representado por uma cruz acima do circulo, simbolizando assim o material acima do espiritual, se pegarmos o instante de um nascimento para fazer um mapa natal e com uma mandala (circulo) e traçarmos o ascendente e o meio do céu junto com o descendente e o fundo do céu(cruz) teremos uma cruz em um circulo, é o símbolo da terra, a própria encarnação pode ser expressa por este símbolo antigo do marte, e se levarmos em conta o ascendente também traz essa idéia, levando em conta que marte rege o signo de Áries que é o dono natural da primeira casa. Depois este símbolo evolui para o símbolo que nos é conhecido como masculino tal como o da Vênus o feminino. É o circulo com a seta que aponta para o Júpiter que é expresso por um semicírculo sobre uma cruz, sendo chamado junto com o saturno que é representado por uma cruz acima de uma semi-circulo de planetas sociais.
Os três planetas que transcendem saturno, Urano que é expresso por uma cruz com um semi-circulo de cada lado e um pequeno circulo embaixo, Netuno que é o Tridente, o símbolo composto por um semi-circulo perfurado por uma cruz, e Plutão que é um circulo sobre um meio circulo que esta sobre uma cruz. estes 3 planetas são considerados a energia psiquica que tem por objetivo a evolução espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário